12 dezembro, 2011

Barra do Ribeiro

“Barra do Ribeiro, uma cidade esperança
Passa ano passa o tempo, e continua criança”
São algumas palavras de uma música perdida, autoria de um autentico barrense, meu pai.
Assim como as palavras são os passos desta pequena e nova cidade que possui um encanto diferente em cada canto que possa ser encontrado no município. As lendas e histórias que envolvem a cidade e seus moradores são de conhecimento de todos (caso queiram, basta pedir por e-mail), fato que mistifica as ruas, vielas e estradas de chão batido que compõem a estrutura rodoviária que se encontra lá.
Lugar onde hoje encontram-se vestígios de trapiches nas águas doces que banham a cidade, são realmente os restos de onde antes atracavam os vapores que chegavam a cidade com as mais variadas finalidades, sempre próximos aos engenhos que ainda se pode admirar de alguns pontos próximos a praia, águas estas que eu desconheço a existência de pontos impróprios para banho, em alguns pontos sim, existe a grande necessidade de um cuidado maior em razão da profundidade natural de 12m em um dos canais que levam ao Pier.
A alegria de um povo que em praticamente todas as épocas do ano pode desfrutar de festas municipais e aproveitar o camping municipal para encontros em família, pratica de esportes e como for conveniente a todos, ou a praia da picada que independente da época do ano, praticamente todos os domingos é alegrada por grupos de pagode e amigos que se juntam para tocar, cantar e ser feliz.
Onde o progresso chega com certa timidez e os avanços são simples mas marcantes. Por vezes faltam recursos e sobra vontade, por vezes aparecem oportunidades e junto a elas o medo da mudança. Muitos sonham e sair do município, outros, em que seus filhos nunca saiam de lá. A tranquilidade e a sensação de paz são notáveis, os costumeiros bailes e festas de um ou outro clube onde são raras as pessoas novas, tornam-se ponto de encontro sem a necessidade de um prévio agendamento.
As lavouras e a criação de gado ainda auxiliam muito na economia. Plantações de arroz não mais tão fortes quanto antes, foram eternizadas na bandeira do município e na memória dos moradores, orgulhosos por serem chamados de barrenses não esquecem seu hino, especialmente onde diz:
”Quem conhece não esquece; nossa terra nossa gente; a mais bela e mais querida.
Em teus campos a riqueza, tuas praias a beleza...”
Com estas palavras, creio que o Pedro Munhoz realmente era um apaixonado e profundo conhecedor dos segredos de Barra do Ribeiro.




Imagens:
| | Dia da viagem: 08/01/2011 | | |

Acampamento Farroupilha

Igreja Matriz São José

Camping Municipal

Praia Recanto das Mulatas

Centro Poliesportivo Gatinão 

Trapiche

Prefeitura 

Praia da Picada

CTG Pealo da Tradição

| | Curiosidades:
- Atualmente Barra do Ribeiro possuí 12.568 habitantes;
- Está localizada a 48km da capital do estado, Porto Alegre;


Fontes
Texto: Diôzer Dias
Fotografia: Juliane Bastos


Um comentário:

Dudu Baum disse...

TEMOS ALGO EM COMUM, O AMOR POR BARRA DO RIBEIRO. TAMBÉM PROCURO CONHECER A HISTÓRIA DESTA TERRA E DE SEU POVO. TENHO MUITAS IMAGENS E HISTÓRIAS DAQUI. PODEMOS TROCAR INFORMAÇÕES E ENRIQUECER NOSSO ACERVO. ABRAÇO. DUDU BAUM

Postar um comentário

Direitos:

Todas as imagens aqui postadas são da autoria de Juliane Bastos. Já os textos são da equipe do blog ou de fontes relacionadas com cada assunto, que certamente receberam os créditos. Então se copiarem alguma imagem, por favor, creditem elas também.