“Barra do Ribeiro, uma cidade esperança
Passa ano passa o tempo, e continua criança”
São algumas palavras de uma música perdida, autoria de um autentico barrense, meu pai.
Assim como as palavras são os passos desta pequena e nova cidade que possui um encanto diferente em cada canto que possa ser encontrado no município. As lendas e histórias que envolvem a cidade e seus moradores são de conhecimento de todos (caso queiram, basta pedir por e-mail), fato que mistifica as ruas, vielas e estradas de chão batido que compõem a estrutura rodoviária que se encontra lá.
Lugar onde hoje encontram-se vestígios de trapiches nas águas doces que banham a cidade, são realmente os restos de onde antes atracavam os vapores que chegavam a cidade com as mais variadas finalidades, sempre próximos aos engenhos que ainda se pode admirar de alguns pontos próximos a praia, águas estas que eu desconheço a existência de pontos impróprios para banho, em alguns pontos sim, existe a grande necessidade de um cuidado maior em razão da profundidade natural de 12m em um dos canais que levam ao Pier.
A alegria de um povo que em praticamente todas as épocas do ano pode desfrutar de festas municipais e aproveitar o camping municipal para encontros em família, pratica de esportes e como for conveniente a todos, ou a praia da picada que independente da época do ano, praticamente todos os domingos é alegrada por grupos de pagode e amigos que se juntam para tocar, cantar e ser feliz.
Onde o progresso chega com certa timidez e os avanços são simples mas marcantes. Por vezes faltam recursos e sobra vontade, por vezes aparecem oportunidades e junto a elas o medo da mudança. Muitos sonham e sair do município, outros, em que seus filhos nunca saiam de lá. A tranquilidade e a sensação de paz são notáveis, os costumeiros bailes e festas de um ou outro clube onde são raras as pessoas novas, tornam-se ponto de encontro sem a necessidade de um prévio agendamento.
As lavouras e a criação de gado ainda auxiliam muito na economia. Plantações de arroz não mais tão fortes quanto antes, foram eternizadas na bandeira do município e na memória dos moradores, orgulhosos por serem chamados de barrenses não esquecem seu hino, especialmente onde diz:
”Quem conhece não esquece; nossa terra nossa gente; a mais bela e mais querida.
Em teus campos a riqueza, tuas praias a beleza...”
Com estas palavras, creio que o Pedro Munhoz realmente era um apaixonado e profundo conhecedor dos segredos de Barra do Ribeiro.
Imagens:
| | | Dia da viagem: 08/01/2011 | | |
Acampamento Farroupilha
Igreja Matriz São José
Camping Municipal
Praia Recanto das Mulatas
Centro Poliesportivo Gatinão
Trapiche
Prefeitura
Praia da Picada
CTG Pealo da Tradição
| | | Curiosidades:
- Atualmente Barra do Ribeiro possuí 12.568 habitantes;
- Está localizada a 48km da capital do estado, Porto Alegre;
Fontes
Texto: Diôzer Dias
Fotografia: Juliane Bastos
Um comentário:
TEMOS ALGO EM COMUM, O AMOR POR BARRA DO RIBEIRO. TAMBÉM PROCURO CONHECER A HISTÓRIA DESTA TERRA E DE SEU POVO. TENHO MUITAS IMAGENS E HISTÓRIAS DAQUI. PODEMOS TROCAR INFORMAÇÕES E ENRIQUECER NOSSO ACERVO. ABRAÇO. DUDU BAUM
Postar um comentário