03 agosto, 2011

Amaral Ferrador

Emancipada do município de Encruzilhada do Sul no dia 12 de maio de 1988, Amaral Ferrador é mais uma jovem filha do Rio Grande do Sul.
Fundada em uma das diversas localidades da serra gaúcha, a cidade que hoje se destaca na plantação de fumo e na criação do gado de corte se alegra de abrigar a praia Balneário do Salso, esta de certa forma escondida por entre belas paisagens e campos largos, matas nativas e vastas de animais da região, aonde a mão do homem ainda chega com pouca força, o que ajuda muito a preservar a diversidade de fauna e flora do município.
A antiga Sesmaria dos Vargas que na época da colonização do município ganhou este nome pois a maioria dos colonizadores vindos do estado de São Paulo eram de sobrenome Vargas além de Silva e Leite. As quais, em meados de 1816 procurando e estabelecendo residência nas terras onde é o município, fundaram a paróquia São José do Patrocínio que serve então como base para o inicio de exploração das terras.
Em grande parte do ano, a cidade é muito tranquila, com poucas festas municipais, onde destas, destaca-se o grande festival de musica tradicionalista a Capela da Canção Nativa, em que de tempos em tempos (não é periódico), mas sempre nos meados do mês de maio a cidade recebe grandes ícones da musica tradicional do Rio Grande do Sul, motivo de atenção para os moradores da cidade e arredores.
A cidade que já foi chamada de Freguesia de São José do Patrocínio, Vila de São José do Patrocínio, Abolição, mas ganhou seu nome hoje conhecido em homenagem ao General José Amaral Ferrador (emancipação essa que demorou mais de 20 anos).
Para conhecermos o centro da cidade o melhor é a pé e analisando as vistas que o por do sol fornece, o interior da cidade é bom ser visitado com alguém que já conheça a região, pois as diversas estradas que dão acesso ao centro do município podem ser parecidas à primeira vista.
Aos futuros visitantes da cidade que pretendem conhecer a praia, irão encontrar ao redor das águas doces do Arroio do Ladrão, várias áreas verdes ricas em sombra e ar fresco. Aproveite e intercale a visita a praia com um dia de festa,  encha-se de ar fresco e aproveite as belezas naturais.



Imagens:
| | Dia da viagem: 01/01/2011 | | |

- Prefeitura 

- Ginásio de esportes

- Rio Camaquã

- Balsa sobre o Rio Camaquã

- Balneário do Salso ' Arroio Ladrão

- Encontro do Arroio Ladrão com o Rio Camaquã


- Nascer do sol, Rio Camaquã


| | | Curiosidades:
- Atualmente Amaral Ferrador possuí 6.355 habitantes;
- Está localizada a 192km da capital do estado, Porto Alegre;



Fontes
-Texto: Diôzer Dias
- Fotografia: Juliane Bastos

3 comentários:

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Interessantes as imagens anteriores e bela descrição deste post!

Anônimo disse...

Oi.
passei pra lhe fazer uma visitinha.
Ótima semana .

http://iasmincruz.blogspot.com/

Gaucho forte bravo disse...

Minha raiz é dessa cidade pai e mãe nascido no passo da goiaba !
Sou de Porto Alegre mas tenho ligações fortes no sangue com essa cidade !

Postar um comentário

Direitos:

Todas as imagens aqui postadas são da autoria de Juliane Bastos. Já os textos são da equipe do blog ou de fontes relacionadas com cada assunto, que certamente receberam os créditos. Então se copiarem alguma imagem, por favor, creditem elas também.