17 março, 2011

Canguçu

Aos 27 dias do mês de junho do ano de 1857 e após ter sido conhecida por diversos nomes e donos, nasce a cidade de Canguçu.
De início um pequeno vilarejo estrategicamente localizado para os ideais farroupilhas, sendo em seu principio um distrito da cidade de Piratini, o município cresceu em tamanho e importância no estado. Foi palco de duas batalhas durante a Revolução Farroupilha e abrigo aos comandantes da revolução, desde os primórdios de sua criação, destina-se a agricultura antes familiar agora mais modernizada e ágil.
Nascido em meio a histórias dos povos que viviam pelas terras desta cidade, o nome que hoje conhecemos (segundo os nativos), deriva de uma pequena onça que habitava as regiões – a qual é homenageada em uma das praças da cidade -, porém o mais aceito por historiadores é a derivação do nome provindo das matas da região, em fim, sendo qual for o verdadeiro motivo de seu batismo o que nos resta mesmo a lembrança quando visitamos a cidade é um painel feito em azulejo, que retrata fielmente os costumes dessa terra.
Tem-se que o município foi colonizado em sua maioria por alemães que aqui chegaram com o intuito de explorar as riquezas da terra e estabelecer moradia fixa. Baseando-se hoje nas culturas de fumo e pêssego.
Preserva ainda vários prédios históricos e a famosa Cacimba do Ouro, que quando ativada servia como abastecedora de água para os moradores da região. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município que cuida incansavelmente dos moradores da cidade, com uma vista privilegiada do município. Imagem esta que fica próxima a que temos do Radar da cidade (fechado a visitantes). Estes dois em pontos estratégicos mostram a imensidão e as belezas naturais da região.
A cidade conta com desfiles temáticos relembrando a colonização e os primeiros habitantes da região, conta sempre com o apoio de pessoas do próprio município e de municípios vizinhos, tendo também como uma atração para os mais radicais e em outras épocas o Campeonato Zona Sul de Enduro Cross e Veloterra.
Acredito que deixamos de visitar e relatar vários pontos interessantes da cidade, porém como primeira parada pudemos aprender muito, e será cada vez mais construtivo. Ficando a dica para quem quiser ir a cidade, é de fácil acesso, tendo muitos sites de busca que indicarão o melhor caminho a seguir, e como eu sempre gosto de fazer, vão em épocas que não estejam acontecendo festas, pois ai poderão ver se os atuais “comandantes” do município estão realmente empenhados em deixar Canguçu como os moradores e visitantes merecem.

| | | Curiosidades:
- Atualmente Canguçu possui 53.268 habitantes;
- Está localizada a 266km da capital do estado, Porto Alegre;
Canguçu em Foco
Hino


Fonte
Texto: Diôzer Dias


4 comentários:

Juliane Bastos disse...

Tenho orgulho imenso de ter nascido nesta terra. :D
Ótimo texto

Lenice disse...

Texto com grande conteúdo de informação.Parabéns.

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

É bom ficar a conhecer locais que para alguns são novidade. Interessante conhecer também essa história!
Força com o blog, tou gostando!

Rui Pires - OLHAR D'OURO - Portugal
http://lamegoimage.blogspot.com/

Alan Farias disse...

Mto interessante o seu blog , gostei .
E viajei para o Rgs.
www.jogandonaparede.blogspot.com

Postar um comentário

Direitos:

Todas as imagens aqui postadas são da autoria de Juliane Bastos. Já os textos são da equipe do blog ou de fontes relacionadas com cada assunto, que certamente receberam os créditos. Então se copiarem alguma imagem, por favor, creditem elas também.